Não são apenas as mineradoras que provocam tragédias. Em maior ou menor dimensão, estamos cercados de perigos que poderiam ser sanados se não houvesse tanta omissão ou maracutais entre agentes públicos e empresários.

Como sempre, após uma tragédia como a que ocorreu em Brumadinho, Minas Gerais, a mídia em geral ocupa boa parte do seu espaço com técnicos para explicar o por que aconteceu, etc. As autoridades anunciam medidas mais duras para evitar a repetição de fatos semelhantes e os diretores das empresas envolvidas alardeiam que estão dando apoio integral às vitimas e a famílias dos mortos.

É muito cômodo e barato para algumas empresas, principalmente do porte da Vale,  arcar com alguns milhões de indenizações do que seguir a risca todas as medidas de precauções para a implantação de um nova planta, dentro de padrões moderno de forma a reduzir a zero a possibilidade de perda de vidas. Muito pior ainda, e isso é cruel, o esquema que é feita a fiscalização das obras pelos agentes de órgãos governamentais.

A propósito, vamos ver de agora em diante o presidente Jair Bolsonaro terá o mesmo discurso de campanha quando dizia que os fiscais devem ser menos implacáveis ou benevolentes em questões de licenciamentos envolvendo o meio ambiente.

Está fora de qualquer argumentação se o processo indenizatório será bom, ruim ou demorado como sempre é nesses casos. A pergunta será sempre a mesma para quem dá o valor devido a um ser humano. Um pai,mãe, irmão ou parente tem que sucumbiram tem um valor em dinheiro por causa da engrenagem dos bastidores que envolvem os empresários e todos os escalões dos governos municipal, estadual e federal ?

100 mil, um milhão ou 10 milhões de reis pela morte de um ente querido podem resolver problemas financeiros, mas certamente não vai preencher o vazio danado que vai ficar dentro de cada uma dessas pessoas que estavam no palco dessa tragédia. Enquanto isso, a Vale vai aumento o valor de suas ações, lucrando cada vez mais e até financiando campanhas para políticos comprometidos com empresa de mineração. No mais, é ferro no povo.

 

 

 

Tags: , ,
Avatar

0 Comentários

Comente