Chuvas torrenciais na Alemanha e Noruega, altíssimas temperatura nos Estados Unidos e Canadá, neve inusitada em algumas cidades do Sul do país e temperatura baixíssima em Alagoinhas despertam a todos para os efeitos do desequilíbrio ambiental.

Preservar o meio ambiente é um ato importante não só para a humanidade, mas para todos os seres que habitam a Terra. Afinal, é nele que estão os recursos naturais necessários para a sua sobrevivência, como água, alimentos e matérias-primas. Sem esses recursos, todas as formas de vida do planeta poderão acabar.

Ao longo da existência humana, muitos dos recursos naturais foram sendo degradados. Isso ocorreu por meio da queima de combustíveis fósseis; descarte de lixo e esgoto em rios e mares; crescimento desordenado das cidades; gestão hídrica inadequada; queima e destruição de matas e florestas, entre outros.

O resultado disso é o aquecimento global; alterações do ciclo natural de animais e plantas; falta de água; poluição do ar e água; entre outros. No futuro, isso tudo pode ser ainda pior, com a ausência de água potável, energia elétrica e alimentos, além de muitos problemas sociais.

O futuro catastrófico pode não estar longe. Os mais céticos ou ignorantes podem não ver nenhuma relação entre a região onde mora com o resto do planeta. Este ano, Alagoinhas sentiu na pele, literalmente, a queda brusca da temperatura até o limite que há décadas não se vê. O termômetro marcou 16ª graus centigrados. O manancial aquífero tem sido explorado sem parcimônia a devastação do nosso bioma tem sido implacável.

É a natureza cobrando da gente pelos males que nós estamos causando.

 

Avatar

0 Comentários

Comente