Entre os dias 23 e 27 de novembro, crianças, adolescentes, jovens e adultos da poesia, da crônica, do romance, da música, da dança, do teatro, do folguedo, da fanfarra, da Cantoria, do Cordel, do Hip-Hop, do cinema, da pintura, e da comunicação estarão reunidos para a 2ª  Festa Literária de Alagoinhas – FLIA, realizada pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo – SECET.

Com atividades concentradas no Mercado do Artesão, o evento é uma ação ampla, que celebra o livro, a literatura, numa cidade que tem vocação natural para isso. “Essa tradição de uso da palavra, escrita ou falada, com cuidados de expressão, de tom, de forma, foi destacado nos eventos artísticos da Faculdade de Formação de Alagoinhas – FFPA, iniciados na década de setenta do século vinte, e se fortaleceu, de tal maneira, junto com outros ramos: o teatro, a dança, a música, a pintura e outras linguagens, que fez surgir o Movimento Cultural Organizado de Alagoinhas, do qual muito nos orgulhamos. Esse trabalho da Faculdade, a partir do Curso de Letras, envolvia as escolas do ensino fundamental e médio, com participação efetiva dos estudantes. E as próprias secretarias de Educação, tanto do Município, quanto do Estado, assumindo essa responsabilidade de incentivar a produção artística e literária dos estudantes, mantêm programas como o FACE, o AVE, que premiam os vencedores, em suas respectivas áreas, com festivais da canção, exposição de artes visuais, de pesquisa sobre patrimônio, de declamação de poesias”, informa a professora e secretária da SECET, Iraci Gama.

A FLIA teve sua primeira edição em 2018. A data de nascimento da alagoinhense Maria Feijó (27 de novembro) foi escolhida como referência, e na ocasião, o evento também celebrou o centenário dessa professora, escritora, cuidadora da leitura, preocupada, portanto, em criar uma Biblioteca, para formar leitores. Falecida em 2001, Maria Feijó continua muito presente na vida literária da cidade. A 2ª FLIA contará, novamente, com a presença do seu Homenageado Permanente, o escritor Antônio Torres, da Academia Brasileira de Letras, nascido no Junco ( onde hoje é o município de Sátiro Dias),  mas que estudou em Alagoinhas, e recebeu o título de Cidadão Alagoinhense.

A programação completa de oficinas, palestras, homenagens e outras atividades da 2ª FLIA será divulgada, em breve, no site e redes oficiais da Prefeitura.

 

Folha da Terra Jornal

0 Comentários

Comente