Em entrevista ao Estado de S.Paulo, na última quarta-feira, 21, o senador Otto Alencar (PSD-BA) disse ao criticar o governo Bolsonaro e o combate ao Covid-19, “que todo o planejamento para comprar a vacina feito este ano, devia ter sido feito no ano passado. Só quem planejou o ano passado foi o governador João Doria com a Sinovac”.

Alencar é o mais velho entre os integrantes da CPI da Covid e caberá a ele a responsabilidade de comandar a primeira sessão da comissão que vai sacramentar a escolha de Omar Aziz (PSD-AM) como presidente e Renan Calheiros (MDB-AL) como relator dos trabalhos.

Mesmo evitando fazer juízo prévio, o senador baiano não tem dúvida de apontar a gravidade dos erros cometidos pelo governo no combate à pandemia. Especialmente na indicação de medicamentos sem eficácia no tratamento da covid-19 e na demora para a compra de vacinas.

“Tudo o que foi planejado veio faltando 30, 40%. Tanto no mês de março, quanto no mês de abril. Foi tudo improvisado, tudo correndo. Tanto é que, de cada dez vacinas, 8,5 são da Coronavac. Se o Ministério da Saúde tivesse feito o que o Doria fez, já estávamos com vacina para ter imunizado 50% da população.”, afirmou Alencar.

O senador afirmou que a falta de planejamento estratégico para ter vacina suficiente para imunizar o povo brasileiro foi a maior falha do governo Jair Bolsonaro.

“No fim do ano passado, ele chegou a dizer que o vírus estava indo embora. Como se o vírus fosse pegar um avião para sair do Brasil. É uma coisa sem precedentes. Olhe bem, a medicina não conhece ainda as manifestações clínicas da doença. Não conhece. Ela tem uma variação clínica de uma pessoa para outra muito grande. Você pega um paciente idoso, que fica assintomático e pega um jovem que, em cinco dias, tem uma pneumonia virótica, tem uma micro trombo-embolia e morre de insuficiência respiratória”, declarou.

“Se a medicina não conhece, se os infectologistas não conhecem, sanitaristas, médicos, ninguém conhece direito as manifestações clínicas, as variantes de um paciente para outro… quem vai conhecer é o presidente da República? O presidente Bolsonaro que não tem formação médica? É o Pazuello, que é um general de Exército, que disse que não conhecia o SUS? Isso é de uma falta de compreensão e de responsabilidade muito grande”.

Fonte: A Tarde

Avatar

0 Comentários

Comente