No dia 11 de novembro aconteceu, no gabinete da presidência, uma coletiva de imprensa convocada pela vereadora Juci Cardoso para tratar do novembro negro, uma proposta inovadora que tem trazido para a Casa Legislativa a realização de eventos semanais e ações com temas relacionados ao protagonismo negro.

Compareceram representações dos veículos de comunicação: 95FM, Folha da Terra e o radialista Luciano Reis, além dos parceiros Nando Zambia e Solange Dantas (Coordenador e Assistente de Coordenação do Centro de Cultura de Alagoinhas), Ede Ricardo (Doutorando em História e coordenador do Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Alagoinhas – GEPEA) e a Professora Iraci Gama (SECET).

Na abertura da coletiva, a vereadora fez um panorama apresentando dados de estudos em relação à população negra: “Nós precisamos pensar políticas públicas de forma que desenvolvamos estratégias pensando que a população não é homogênea. Nós não somos iguais. E a forma de vida, o contexto sociocultural e histórico que a gente vive impacta sim na possibilidade ou não de desenvolvimento dessas pessoas, a mobilidade social ou não dessas pessoas”.

Patrícia França, 95 fm, parabenizou a iniciativa e ressaltou a importância da coletiva: “A gente está acostumado como imprensa a buscar as informações e ter um mandato que venha até nós, que solicite a nossa presença, que valorize a imprensa da maneira como precisa ser valorizada. Estamos realmente nos sentindo participando de um processo de construção”.

Informamos que serão realizadas ainda este mês duas agendas do Novembro Negro: A live “Vultos e Feitos de mulheres negras em Alagoinhas”, dia 18 às 19h, e a Sessão Solene do Dia da Consciência Negra e entrega da Medalha Zumbi dos Palmares, dia 23 às 15h.

 

Mariana Villanova
Assessoria de Comunicação
Câmara Municipal de Alagoinhas
Foto – Jhô Paz

Avatar

0 Comentários

Comente