Petista vence ex-prefeito de Salvador ACM Neto com 52,79% dos votos válidos contra 47,21%.

Com 100% das urnas apuradas neste domingo (30.out.2022), Jerônimo Rodrigues (PT-BA) foi eleito governador do Estado da Bahia no 2º turno das eleições. Ele teve 52,79% dos votos válidos e governará o 4º maior colégio eleitoral do país pela 1ª vez. Seu vice é o emedebista Geraldo Júnior, presidente da Câmara Municipal de Salvador.
ACM Neto (União Brasil-BA), adversário direto de Jerônimo durante toda a campanha no Estado, teve 4.007.023 votos, ou seja, 47,21% dos válidos. Já o petista teve 4.480.464 votos (52,79%).
A vitória de Jerônimo confirmou a preferência do eleitorado baiano que já tinha sido demonstrada no 1º turno. Ao fim da 1ª etapa da eleição, ele ficou à frente com 49,45% dos votos válidos, enquanto ACM Neto teve 40,80%.
O resultado também confirmou as pesquisas eleitorais, que indicavam a vitória de Jerônimo no 2º turno das eleições gerais.

CAMPANHA NA BAHIA
Durante a campanha pelo governo da Bahia, Jerônimo teve como seu principal adversário ACM Neto, ex-prefeito de Salvador. O novo governador eleito apoiou e fez palanque para Luiz Inácio Lula da Siva (PT) na disputa nacional, enquanto ACM preferiu se manter neutro em relação às eleições presidenciais. Em suas propagandas eleitorais, Jerônimo exaltou Lula e fez críticas ao presidente Jair Bolsonaro (PL).
Rui Costa (PT), atual governador do Estado, também declarou o seu apoio a Lula. Costa é um dos 5 atuais governadores a apoiar o petista no 2º turno.

 

Folha da Terra Jornal

0 Comentários

Comente