Raros são os profissionais de imprensa que buscam capacitação na área que atuam. Basta um registro profissional (DRT) e um patrocinador, quase sempre um político, e pronto!

A liberdade de expressão é muito relativa na atual conjuntura. . Se o fato for a favor de um terminado segmento social dominante, a moçada cai de elogio ao veiculo de comunicação que está veiculando. Caso a noticia não seja da conveniência politico ou financeira dos comunicadores, acaba ai a liberdade de expressão.

Temos dito repetidas vezes que a Comunicação Social em Alagoinhas não tem mudado em nada nas ultimas décadas. O primeiro aspecto a ser discutido é a capacitação dos profissionais da área. São raríssimos aqueles que buscam cursos de capacitação para o exercício dessa importante atividade, outrora considerara como o 4º Poder.

Os preceitos recomendáveis à atividade que exerce tem um papel preponderante como formadora de opinião. Mas não são levados em consideração até porque os “comunicadores” não tem embasamento necessário para tal. Sugeri, por exemplo, no decorrer de um programa de participação popular, que ouvinte é “culpado” pelo roubo do seu celular dentro do carro é endossar à malandragem em detrimento a defesa constitucional da propriedade.

Outro aspecto a ser discutido é a proliferação dos saites criados por aventureiros nas redes sociais com o objetivo de “fazer uma graninha” com anúncios dos órgãos públicos. Seria legitimo se o objetivo fosse de postar noticias de interesses da comunidade e não apenas releases financiados por quem interesses meramente políticos.

Uma pratica que tem se disseminado e que afeta os verdadeiros profissionais de imprensa que fazem da tripa coração para sobreviverem.

Jogo de interesses

Dia 29 de maio, o empresário Domingo Pereira acusou a emissora de impedir que se manifestasse no programa A Voz do Povo quando o ex-vereador Luciano Sergio (PT) era entrevistado pelo radialista Gilmar Pena sobre o Código Tributário Municipal. Domingos alega que quando ligou para o programa para contestar a fala do ex-vereador, a sua ligação foi interrompida propositadamente.

Avatar

0 Comentários

Comente