Um café da manhã na Câmara Municipal realizado no Dia Internacional das Mulheres, marcou mais uma etapa do Março Mulher, organizado pelo poder legislativo, por meio da Procuradoria da Mulher, Secretaria Municipal de Assistência Social e Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Mulher.

Acom/Câmara Municipal de Alagoinhas

A alegria e o comprometimento com avanços de amplos direitos das mulheres foram as marcas do encontro entre mulheres de diversos segmentos da sociedade alagoinhense.

O grupo de atividades físicas do professor Memo, composto apenas por mulheres, deu tom de alegria, energia e de integração ao evento realizado neste dia 8 de março na Câmara Municipal.

Segundo a vereadora Juci Cardoso, as ações do Março Mulher oportunizam a organização das mulheres e possibilitam a reflexão da condição culturalmente subalternizada. A vereadora salientou que as diversas atividades ao longo do mês estão voltadas para a garantia de direitos das mulheres.

A delegada Lélia Maria Raimundi, titular da Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher, assinalou que o trabalho sob a responsabilidade da unidade policial apresenta resultados e os números de ocorrências provam que as mulheres estão mais decididas em denunciar a violência. Outro ponto considerado relevante para o trabalho, de acordo com a delegada, é preservar as identidades da mulher agredida e do agressor. “Agimos no sentido de elucidar o crime, mas sem publicizar os nomes, pois um dos objetivos do nosso trabalho é acolher a mulher agredida”, pontuou.

Para o juiz Luciano Ribeiro, da 2ª Vara Criminal e de Violência Doméstica da Comarca de Alagoinhas, o Tribunal de Justiça está voltado para a garantia dos direitos das mulheres e participa ativamente da rede de proteção. “Estamos à disposição da sociedade”, assegurou.

A vereadora Luma Menezes registrou que o Março Mulher é um momento importante para o debate de temas diversos que impactam na vida das mulheres, mas que o trabalho de proteção às mulheres deve ser contínuo. “A mulher tem o direito de ser o que ela quiser”, exclamou a parlamentar, a mais jovem da Casa.

A empatia e a busca de objetivos comuns, mesmo entre pessoas que discordam das abordagens de vários temas de impacto social, são, para a vereadora Jaldice Nunes as causas que movem tantas mulheres que têm se reunido em torno do Março Mulher. “Estamos juntas nesta luta”, disse.

Decana da Câmara Municipal, a vereadora Raimunda Florêncio enfrentou ao longo de seus mandatos violências políticas de variadas ordens. “Hoje, com a presença de mais três vereadoras nesta Casa, a situação está melhorando e com a união de todas vamos avançar muito mais”, enfatizou.

Procuradoria da Mulher

Instalada em 2021, a Procuradoria da Mulher da Câmara Municipal é mais um órgão institucional que se junta à rede de proteção às mulheres alagoinhenses e tem como objetivos debater e implementar políticas públicas que assegurem avanços dos direitos das mulheres.

Com a Procuradoria da Mulher, o poder legislativo demonstra na prática que as questões que atingem as mulheres estão na pauta da Casa e que as vereadoras que compõem o colegiado se posicionam claramente na defesa de um conjunto de leis e de políticas públicas que garantam a proteção das mulheres.

Fotos – Jhô Paz
Folha da Terra Jornal

0 Comentários

Comente