Trazendo no repertório shows de forrozeiros como Adelmário Coelho e Flávio José, nos ritmos da música popular nordestina, a Prefeitura de Alagoinhas busca, nas origens, os instrumentos para fazer a festa do São João 2019.

Resgatando influências do xote, do baião e do xaxado, a programação deste ano valoriza o forró pé de serra e chama o público para os clássicos da música tradicional do Nordeste. Segundo a secretária municipal de cultura, esporte e turismo (SECET), Iraci Gama, é uma forma de rememorar os festejos antigos, retomando a empolgação das fogueiras, do forró das famílias e das festas juninas de bairro.

“Durante muitos anos, os festejos de junho animaram as famílias de Alagoinhas, com mesa farta de canjica, bolos, laranjas, licores de vários sabores, principalmente o famoso licor de jenipapo. O forró pé de serra estava em toda a casa que os donos lavavam, botavam areia alva do cachorro magro no piso e salpicavam com folha de pitanga, para subir o cheirinho delicioso da planta quando fosse esmagada debaixo dos pés dos dançarinos. Era uma beleza ver, sentir e provar. E não podemos esquecer das alvoradas ‘São João passou por aqui?’. As fogueiras ardendo em todas as portas, para assar milho, batata, cana, carne” relembra a Secretária.

Ela também recorda que o São João ia além do mês de junho porque a data do aniversário da cidade – 2 de julho – estava tão próxima que as crianças se encarregavam de alimentar as fogueiras. “O tempo foi passando, a vida modificando e os eventos perdendo força. O povo daqui começou a sair para outras cidades. Mas, em 2017, um gestor festeiro assumiu a prefeitura e foi ouvindo, em diferentes pontos da cidade, um maior interesse da população pelo São João do que pela Micareta, por exemplo. E optou por fazer o resgate dessa festa que trouxe o trem do forró, a Vila de Santo Antônio da Lagoinha, quadrilhas e alvoradas cheias de animação. A festa deste ano traz um pouco disso tudo”, salientou Iraci Gama. A Secretaria de Cultura informou ainda que o forró pé de serra é também o principal foco da Vila Santo Antônio, que traz, este ano, shows de bandas da terra nos dias 18, 19 e 21 de junho.

Estrutura e expectativa de público

Preparada para receber mais de 50 mil pessoas na Avenida Joseph Wagner, onde será montado o palco principal do São João 2019, a Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Turismo (SECET) comunicou que, este ano, o circuito oficial do evento será invertido: para facilitar o trânsito de pessoas e veículos, melhorando a logística das ruas adjacentes, o palco de atrações principais será montado na 2ª rotatória da Rua Santos Dumont. Outro diferencial é o espaço alternativo: o “1° ForReggaeRock” recebe bandas de outros estilos musicais paralelamente ao palco principal. A intenção, segundo a Secretaria de Cultura, é proporcionar uma mistura eclética que contemple vários ritmos na organização.

Movimento da economia local

Segundo a diretoria de turismo do município, a previsão é de que os festejos juninos alavanquem as vendas e impulsionem o comércio local nesta época do ano. No lançamento oficial do evento, o presidente do Conselho Municipal de Turismo, Alan Borges, disse que espera um acréscimo significativo do número de hóspedes na rede hoteleira e um aquecimento do comércio.

Segurança

Os dias de festa, em Alagoinhas, contarão com apoio da Polícia Militar e da Guarda Municipal (GCM) para garantir um ambiente seguro à população. A Administração Municipal informou que grupos de reforço da GCM vão compor o efetivo policial no São João 2019 e comunicou que patrulhas do 4° Batalhão de Polícia Militar também atuarão diretamente durante a programação prevista. Postos elevados de observação estarão dispostos ao longo do circuito oficial e no portal de entrada. Segundo a Guarda Municipal, medidas estratégicas também serão adotadas para garantir a segurança e tranquilidade das famílias. Um posto de atendimento da saúde e uma unidade do corpo de bombeiros também estarão atuando no local.

Tags: , ,
Avatar

0 Comentários

Comente