O janeiro branco é uma campanha brasileira iniciada em 2014, que busca chamar a atenção para o tema da saúde mental na vida das pessoas. O mês de janeiro foi escolhido para trabalhar essa temática porque é justamente neste mês que as pessoas estão mais focadas em resolução e metas para o ano, devido a esperança e crença de mudanças com o início do ano.

A cor branca nessa campanha representa de uma forma simbólica, uma folha em branco, sobre a qual podemos projetar novas histórias, expectativas ou mudanças que desejamos para nossas vidas.

O janeiro branco é um movimento criado e promovido por psicólogos e vem ganhando cada vez mais destaque e força na sociedade ao longo dos anos, tendo como propósito a importância de cuidar da saúde mental, apostando na qualidade de vida.

A psicóloga Bianca Reis, relata que “é preciso aprender a administrar as emoções naturais e que a população precisa entender a importância de mantermos a nossa saúde mental em bom estado”.

A Agência Nacional de Saúde (ANS) chama a atenção para a importância dos cuidados com a saúde mental e alerta que no período da pandemia, a saúde mental vem sendo afetada em todo o mundo, aumentando o diagnóstico de pessoas com ansiedade, insônia, depressão, dentre outras patologias psiquiátricas.

“Precisamos de uma humanidade mais saudável, assim como de estratégias e políticas públicas voltadas para a promoção da saúde mental na nossa sociedade”, afirma a psicóloga Bianca Reis.

Uma das formas mais assertivas de aliviar a dor, a tristeza, a angústia e todo desequilíbrio emocional enfrentado ao longo da vida, é buscando alternativas, meios e profissionais que possamos falar das nossas questões abertamente, sem julgamentos.

“Quem cuida da mente, cuida da vida. É preciso não deixar o cuidado com a nossa saúde mental passar em branco”, finaliza Bianca Reis.

 

Folha da Terra Jornal

0 Comentários

Comente