A sensação de ver de perto os locais que o grande revolucionário russo nasceu e estudou é excitante. Ouvir o que os camaradas mais idosos falam sobre o garoto Ulianovsk  é trazer a história para o presente.

Rui de Albuquerque*

Nada de saudosismo ou apologia ao marxismo- leninista. Seria um retrocesso histórico. Apenas o registro da minha visita ao Memorial de Lenin, na cidade russa que tem o seu nome: Ulianovsk. O Memorial fica bem perto da casa em que o revolucionário russo nasceu e próximo também da escola que frequentou . Para os mais jovens e para aqueles que as letras fazem parte de um universo muito distante,  Vladimir Ilitch Uliánov foi a figura proeminente na mudança do regime tsarista ao regime comunista, ocorrido na Rússia, em 1917.

As ideias leninistas se espalharam pelo mundo, influenciando diversas gerações. No Brasil era fashion para a maioria dos intelectuais da época, empunhar a bandeira da foice e do martelo. Alguns, por convicção ideológica, outros por ser meramente contra ao status quo vigente naquele período. Por um motivo ou outro, a verdade é que o comunismo implantado por Lenin causou e causa reboliço até hoje na sociedade moderna. Serve também para assustar os mais ingênuos ou ignorantes, na asserção ampla da palavra.

Garoto prodígio

Hoje, certamente Lênin seria chamada de garoto nerd, principalmente por ter sido um cdf , inteligente e interessado no que acontecia ao seu redor,  herança do  pai que se destacou em inovar a pedagogia utilizada então nas escolas. Segundo as sisudas guias do Memorial Lênin, o garoto já chamava a atenção desde a sua adolescência por suas ideias pouco convencionais.

Casou-se com Krupskaya, também marxista e não teve filhos

Em maio de 1922, Lenin sofreu seu primeiro acidente vascular cerebral, perdendo temporariamente sua capacidade de falar e ficando com seu lado direito paralisado. Convalesceu em Gorki, e recuperou-se ao longo de julho. Em outubro retornou à Moscou, embora em dezembro tenha sofrido um segundo derrame e retornado à mansão.  Em março de 1923, Lenin sofreu um terceiro acidente vascular cerebral e perdeu a capacidade de fala naquele mês, teve paralisia parcial em seu lado direito e começou a exibir afasia sensorial. Em maio, parecia estar fazendo uma recuperação lenta, quando começou a recuperar sua mobilidade, fala e habilidades de escrita. Em outubro, fez uma visita final a Moscou e ao Kremlin. Lenin morreu em 21 de janeiro de 1924.

*O editor do Folha passou 20 dias conhecendo a terra natal de Lênin

Tags: , ,
Avatar

0 Comentários

Comente