Desde criança Neiva já desenhava e ilustrava cadernos e cartazes pequenos de colegas, pintava em tecidos por encomendas. Por toda a vida ela sempre rabiscou e fez desenho e pinturas utilizando materiais para criar sobre diversos suportes.

Neiva Rodrigues

A alagoinhense Neiva Rodrigues Conceição da Silva ou Neiva Rodrigues como gosta de ser chamada, é uma professora aposentada que decidiu se embrenhar no mundo das artes plásticas e da literatura infantil. Autodidata até ingressar na Escola de Belas Artes da UFBA, em 2015, ela segue a pintar os seus quadros no estilo expressionismo. “Gosto de expressar, na reprodução, a forma e poses da mulher”, declara a artista que, de quando em vez, navega ao abstrato de cores e ao grafismo.

A artista usa diversas técnicas como pinturas a tinta acrílica, a óleo, aquarelas e outras. “Também me ouso em modelagem diversas de objetos e até de busto”. Em 2014 participou, pela primeira vez, de exposição coletiva em Salvador. Depois aconteceram outras – algumas individuais em anos seguintes. Em 2015 expus, individualmente, no Centro de Cultura de Alagoinhas.

“Neiva diz que a Arte na atual crise, se encontra extremamente afetada.” Com os espaços culturais fechados, eventos são adiados e os artistas têm encontrado dificuldades para produzir sem uma fonte de renda. Muitos daqueles que viviam/vivem de sua arte estão a se reinventar em outras atividades e recorrerem até às redes sociais até para recolher contribuições voluntárias.

Ela cita que os artistas promovem leilões virtuais de seus trabalhos; criam cursos e lives diversos desde, o estudo da arte como ensinamentos das diversas técnicas de desenhos e pintura. São artistas iniciantes e outros já consolidados. Apesar disso, declara a artista, “ há quem diga que o mercado de arte teve visível crescimento econômico mesmo dentro da pandemia. O projeto de Lei 1075 de 2020 Lei Aldir Blanc) – dispõe sobre ações emergenciais ao setor cultural, mas é uma gota de água num mar de necessidades de cada um.

 

 

Avatar

0 Comentários

Comente