Décio Torres Cruz passou parte de sua vida em Alagoinhas. O escritor, critico literário, poeta e professor universitário correu o mundo.

No dia 22 de novembro, às 19h, o escritor Décio Torres Cruz estará lançando seu livro de poesia Paisagens interiores pela Editora Patuá. O evento será realizado online pelo link https://streamyard.com/pg6dppiarj, no canal da editora no Youtube: https://www.youtube.com/watch?v=QUYIBD7c1Fg e no Facebook da editora: https://www.facebook.com/editorapatua.

Além do autor, esta live contará com a participação do editor Eduardo Lacerda, do escritor Aleilton Fonseca e do tradutor Daniel Fonnesu que está traduzindo o livro para o italiano. Serão apresentadas gravações de leituras de alguns poemas do livro feitas por atores, atrizes e cantoras baianas (Aldri Anunciação, Emanuelle Araújo, Frank Menezes, Lúcio Tranchesi, Márcia Andrade, Ricardo Bittencourt e Rita Assemany e Sylvia Patrícia).

O livro convida o leitor a passear por distintos estados da alma em cenários do Brasil e do exterior através de poemas envolventes e instigantes, belas fotos do próprio autor e ilustrações do artista plástico Luiz Ramos. Com bastante engenho, o poeta aborda cenas cotidianas através de temas tão variados como a passagem do tempo, viagens, encontros, desencontros e despedidas, memória, lembranças e esquecimento, música e silêncio, ritos e mitos, amor e paixão, solidão e desejo, a multiplicidade do ser e a busca pelo outro, além de brincar com a tradição literária clássica e contemporânea e com o próprio fazer artístico.

No texto de apresentação do livro, o escritor Aleilton Fonseca, membro da Academia de Letras da Bahia, escreve: “Paisagens interiores reúne uma poesia de tonalidade plástica e musical. Décio Torres Cruz revela-se um poeta consumado, cuja experiência e intimidade com as palavras modelam a sua dicção de forma densa e original. O título demonstra a consciência do autor acerca dos temas e do material que modela e transfigura. A sua memória não é constituída apenas dos fatos, mas também das paisagens que os emolduram como entorno e matéria. Sua poesia é uma entidade que se constitui no mundo das ideias, da linguagem, das formas, das epifanias. Líricos, narrativos ou teóricos, seus poemas não são meras descrições do real, mas sim recriações subjetivas, como traços de uma pintura poética e musical. […] Ao ler/ver/ouvir estes poemas, o leitor terá a sua recompensa: é uma poesia que nos transporta àquelas paisagens interiores que todos recordamos e trazemos de volta ao coração.”

 

 

 

Avatar

0 Comentários

Comente