No dia 26 de abril, o Hospital Regional Dantas Bião (HRDB), em Alagoinhas, (122 km de Salvador), realizou mais uma captação de órgão. Foram captados do doador, N. D. V, de 58 anos, coração para válvula, córneas e rins.

Texto: Maria José Ribeiro

A captação foi coordenada pelo médico Daniel Viriato e profissionais da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes, (CIHDOTT), e do hospital, Priscila Salomão Santiago e Monique Carmo.

Monique Carmo, membro da CIHDOTT informou que “para se tornar um doador de órgãos não é necessário registrar por escrito, mas é importante informar aos familiares o desejo de ser doador, por isso, o contato e os esclarecimentos à família são essenciais para que a autorização seja dada e, desse modo, realizada a captação. Sabemos que é um momento de dor, respeitamos e buscamos dar o máximo de orientação à família”.

De acordo com dados da Coordenação do Sistema Estadual de Transplantes (Coset), da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), o número de pessoas que resistem a autorizar o transplante de órgãos de parentes, na Bahia, ainda é muito alto. De cada 10 famílias baianas, apenas três autorizam o procedimento após o falecimento do parente, enquanto a fila de quem depende deste procedimento tem crescido nos últimos anos.

Avatar

0 Comentários

Comente