Em Novembro, todos os caminhos levam a Alagoinhas, a Capital Estadual da Cerveja. Os portais foram abertos nesse sábado (23), com o lançamento do Bahia Beer – Festival da Cerveja de Alagoinhas, uma realização da Prefeitura Municipal em parceria com o Governo do Estado e apoio do Governo Federal, via Ministérios do Turismo e da Cultura.

As datas já estão confirmadas: 17, 18 e 19. Nesses três dias, o Parque de Exposições será totalmente adaptado para receber uma programação diversificada, que prevê palestras, gastronomia, concursos e show musicais com artistas renomados. O público também poderá acompanhar, pelas ruas da cidade, um arrastão com trio elétrico. O projeto detalhado foi apresentado pelo Diretor Executivo da Agência Mercado, Thiago Sankey, para a plateia, formada por jornalistas e radialistas, forças empresariais, representantes do polo de bebidas, de sindicatos e associações, secretários municipais, vereadores e representantes da sociedade civil.

A pretensão é atrair turistas de todo o país, além de empreendimentos da vasta cadeia produtiva da cerveja, cuja matéria-prima principal é a água. Por sinal, a de Alagoinhas é considerada a segunda melhor do mundo, bioquimicamente.

O lançamento do Bahia Beer aconteceu no Teatro do SESC e contou com a participação do secretário de Turismo da Bahia Maurício Bacelar e de representantes do polo cervejeiro, da indústria e do comércio, da classe política – como o deputado federal João Carlos Bacelar, responsável pelas audiências com os ministros Celso Sabino (Turismo) e Margareth Menezes (Cultura). Além disso, a grande imprensa e a imprensa local compareceram em peso, com a missão de reverberar o Festival da Cerveja de Alagoinhas pelo Brasil afora.

Primeira a se pronunciar na solenidade, a secretária de Cultura, Esporte e Turismo, Iraci Gama, lembrou que até o nome da cidade está marcado pela presença da água, “Alagoinhas vem de pequenas lagoas, as lagoinhas”. Ela fez referência ao turismo de negócios, bastante pujante na cidade, e ressaltou que o Bahia Beer tem que ter em mira o benefício à comunidade, uma vez que o “poder público é o responsável pelo planejamento e busca de elementos que possam trazer melhorias para nossa população”.

A deputada estadual Ludmilla Fiscina frisou que o Bahia Beer também será marcado pela ação social, com um projeto de reciclagem e a participação do Bahia sem Fome no evento. A autora da lei que outorga ao município o título de capital da cerveja também frisou a atração de emprego e renda como um dos objetivos centrais do evento. “Estou muito feliz e eufórica. Aprovamos o título de capital estadual da cerveja e o festival anual por unanimidade. Iremos celebrar a cultura cervejeira, com atividades variadas, corrida da cerveja, concursos gastronômicos, valorização da cerveja artesanal, feira de negócios e o melhor, promovendo emprego e renda para a nossa gente!”.

Já o prefeito Joaquim Neto lembrou toda a engrenagem da indústria de bebidas, que inclui em sua cadeia produtiva a fabricação de rolhas, tampinhas, latinhas, rótulos, sem falar na logística do transporte de carretas, que saem de Alagoinhas carregadas de cerveja, água e refrigerante. “Isso tudo traz emprego para a nossa cidade e região, aumentando o recolhimento de ICMS para a Bahia. Os grandes produtores da indústria de bebidas estão compartilhando com a cidade esse evento que já nasce grande e com a tendência de crescer mais a cada ano”.

“Alagoinhas é um polo consolidado de bebidas, isso é de conhecimento nacional. A partir da união entre as esferas municipal, estadual e federal vamos potencializar uma economia que gira em torno da produção da cerveja”, declarou o secretário Maurício Bacelar, afirmando que o Bahia Beer também irá diversificar a oferta turística no estado. “Estamos galgando vários degraus, colocando Alagoinhas e a Bahia em outro patamar. Quem sabe, no futuro, o Congresso Nacional possa seguir a Assembleia Legislativa da Bahia e fazer de Alagoinhas a capital nacional da cerveja”.

Fotos: Roberto Fonseca

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