A produção de mel no povoado de Rio Branco vem se tornando cada vez mais profissional, a fim de atender ao mercado e aumentar a produtividade dos apicultores. Essa realidade está sendo possível por meio dos cursos de capacitação oferecidos pela Prefeitura de Alagoinhas, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente (SEDEA), em parceria com o SEBRAE.

“Mudou tudo. Antes a gente dependia da exportação e agora nos foram abertos outros horizontes, tanto na comercialização, como na gestão”, disse Reinaldo Gomes da Costa, que trabalha com mel desde o ano 2000. Ele contou que já criava abelha uruçu e o mel nativo, que dependia de floradas de Candeia, Ingazeira e outras espécies com aromas mais suaves. Atualmente, ele cultiva a abelha italiana, “que pega qualquer tipo de flor e a produção é maior. O nosso meio de vida é a apicultura, serviço em que se trabalha menos e se tem mais resultado do que na agricultura”.

Só em 2023, foram produzidos uma média de 5 toneladas de mel pela Associação de Apicultores de Rio Branco, que também disponibiliza propólis para a venda. No dia 04 de fevereiro acontecerá o curso de hidromel, onde será ensinado a se fazer cachaça com a matéria-prima vinda das abelhas. Também está previsto um curso de compostos, visando a produção de biscoito, pãozinho de mel e outros derivados. O objetivo é agregar valores e expandir a variedade de produtos.

Com a capacitação profissionalizante e apoio na nova rotulagem, que inclui código de barras e informações nutricionais, o mel de Rio Branco poderá ser vendido em redes de supermercados. Atualmente, ele já é encontrado em mercados de Alagoinhas. O litro está custando 50 reais no varejo e 34 para quem quiser revender o produto.

A presidente da Associação de Apicultores, Renilda Gomes da Costa, explicou que na sede da entidade o mel é trazido para o processamento, “a gente acolhe o mel no apiário, traz para a unidade de beneficiamento, então ele passa pela centrifugação, higienização e depois o produto vai para o decantador”. De acordo com ela, as capacitações oferecidas pela Prefeitura estão aumentando o conhecimento dos apicultores e deixando os produtos da Associação cada vez mais qualificados para o mercado consumidor.

No ano passado, a gestão municipal em parceria com o Governo do Estado, através do Consórcio Litoral Norte, entregou 150 kits aos apicultores de Rio Branco, por meio do projeto Campo Forte Campo Feliz. Os Kits continham colmeias, melgueiras, fumigador, formão, vassourinha, tela excluídora, alimentador e Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s) completos.

Fotos: Roberto Fonseca

Avatar

0 Comentários

Comente