Aconteceu no dia 21 de setembro, na Câmara Municipal de Alagoinhas, a audiência pública fruto da solicitação do vereador Francisco Thor de Ninha, em alusão ao Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência. O momento reuniu diversas entidades de Alagoinhas que lutam em prol da pessoa com deficiência.

Ao iniciar a audiência, o presidente Cleto da Banana parabenizou o vereador pela iniciativa e lembrou a todos os presentes e internautas: “Esta Casa, ao longo da atual legislatura, tem adotado posturas em defesa de políticas públicas que contemplem seus interesses. Aqui, temos parlamentares comprometidos com as pautas das pessoas portadoras de deficiência. Certamente, o debate desta quinta-feira abrirá espaço para que suas vozes sejam ouvidas e ecoem para além deste espaço da Casa do Povo”.

O vereador Thor de Ninha falou da importância do encontro, ressaltou as dificuldades encontradas pela pessoa com deficiência, destacando: “O debate de hoje se dá na vertente de que é necessária uma prioridade dentro do orçamento do município para atender às pessoas com deficiência. Se não colocar esse público no orçamento não passará de mero discurso que não vai ter efetividade, nem eficiência e nem eficácia. A lei orçamentária de 2024 chegou nessa Casa no último dia 15. O que é de recurso que está disponibilizado para 2024 para este público? ”.

Compuseram a mesa, além do propositor do encontro: Dra. Clarissa Gomes, perita técnica da Polícia Civil, Lusa Nonato, funcionária pública, professora de Educação Especial, Josemar MC Mama, presidente da Associação da Pessoa com Deficiência de Alagoinhas, Jecilene Resende, presidente da AMA, Emília Libório, representando a SEDUC, Subtenente Rodrigues, 4º BPM, Márcia Moura, CAPS, professor Jeferson, UNEB, Elton Diretor do CER 3 da Pestalozzi, Jailda Argolo, presidente da APAE, Josemar Dias, superintendente da SMTT, Gilziane, representante da SESAU e Hilton Lima, presidente do Conselho da Pessoa com Deficiência.

O vereador garantiu como encaminhamento, que a partir dos registros fará uma catalogação das falas apresentadas e necessidades para discutir e debater dentro do orçamento: “Infelizmente a representação da secretaria de planejamento e finanças não veio, mas nós vamos insistir nesse debate porque esse projeto de lei só vai ser aprovado no final de dezembro. Nós temos tempo para isso”.


https://camaradealagoinhas.ba.gov.br/audiencia-publica-realizada-na-camara-de-alagoinhas-faz-alusao-ao-dia-nacional-de-luta-da-pessoa-com-deficiencia/#:~:text=Audi%C3%AAncia%20P%C3%BAblica%20realizada,tempo%20para%20isso%E2%80%9D.

Avatar

0 Comentários

Comente