Obra poética de escritor mineiro sobre o mar e seus mistérios também será apresentada aos baianos no dia 16 de março
Começou a contagem regressiva para o lançamento na Bahia dos livros “O uso do crack e as estratégias de redução de danos”, de autoria da psicóloga clínica Anne Quaresma, e “Sagração do Oceano”, do poeta Cláudio Bento. O evento está confirmado para 16 de março, às 19 horas, no Cuco Bistrô, no Largo do Cruzeiro de São Francisco, Pelourinho. Os autores, grandes amigos nascidos no Vale do Jequitinhonha, no nordeste de Minas Gerais (pertinho do sul da Bahia, como gostam de frisar), serão protagonistas no encontro. Profissionais, acadêmicos e estudantes da área de saúde geral e mental que se interessam pelo tema da obra de Anne e amantes da poesia e do mar, focos do livro de Cláudio, formam o público-alvo do evento, que será aberto ao público. Em Minas Gerais, onde o lançamento já aconteceu, a dupla deu o que falar. A expectativa dos autores é repetir a dose no coração de Salvador.
O livro de Anne Quaresma, fruto de sua dissertação de Mestrado em Políticas Sociais e Cidadania, reflete sobre o uso do crack, as estratégias de redução de danos, seus efeitos nos usuários e a efetividade do serviço de saúde especializado no atendimento a usuários do crack e outras substâncias psicoativas. Trata-se do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPSad) Gregório de Matos, Serviço de Extensão Permanente da Faculdade de Medicina da Universidade Federal da Bahia (UFBA) que atende usuários do território do Centro Histórico de Salvador e capacita profissionais especializados no cuidado a usuários de álcool e drogas. Na época da pesquisa, o referido CAPSad funcionava na UFBA, mas atualmente localiza-se na Rua Frei Vicente, no Pelourinho.
A metodologia utilizada foi uma análise documental da produção técnica e científica do serviço acoplada a uma pesquisa qualitativa baseada em pesquisas de campo e entrevistas com profissionais de saúde que atuam com as estratégias de redução de danos em usuários do crack. Os resultados evidenciam a efetividade da clínica psicossocial nas ações desenvolvidas; o respeito aos direitos individuais no cuidado oferecido; a complexidade da técnica de redução de danos; as dificuldades relacionadas ao preconceito para com os usuários de crack e a necessidade de parcerias entre o setor de saúde e os setores sociais para o melhor desempenho da inclusão social.
O Programa de Redução de Danos é uma diretriz internacional de direitos humanos que une iniciativas ambulatoriais e clínicas com o objetivo de acolher e orientar o indivíduo que quer reduzir o uso de drogas ou progredir para a abstinência. Dentre as muitas estratégias voltadas para este fim, Anne Quaresma destaca os seguintes educadores sociais (redutores de danos): encaminhamentos para exames e tratamentos aos serviços de saúde e ao CAPS; distribuição de kits contendo preservativos, folhetos explicativos e cremes labiais para evitar rachaduras que podem servir de veículo para transmissão de doenças; orientações de não compartilhar cachimbos; e estratégias de controle da ansiedade e desmame da droga.
“Minha expectativa para lançar o livro em Salvador, especialmente no Pelourinho, local onde hoje funciona o CAPS Gregório de Matos, é enorme. Será uma excelente oportunidade de trazer à tona um problema de saúde pública tão importante como é o uso e abuso do crack e outras drogas, as políticas públicas de redução de danos aos usuários, os serviços ofertados aos usuários, dificuldades e avanços”, declarou a psicóloga clínica que, além de mestre em Políticas Sociais e Cidadania, é especialista em Saúde Mental e em Psicopedagogia Clínico Institucional e co-autora dos livros “Um manual para o CAPS – Centro de Atenção Psicossocial” e “O agir em saúde mental: política, atenção e formação”.
Poesia – Distante dos rigores da ciência, o livro “Sagração do Oceano”, de autoria do poeta Cláudio Bento, conduz o leitor pelo universo misterioso do mar através de uma linguagem simples e sofisticada. Como, para os mineiros, o mar é um “acontecimento”, o poeta “disseca o oceano através de reminiscências” que se confundem com sua infância vivida numa pequena cidade do Vale do Jequitinhonha, onde sonhava com o mar e fazia do rio que banhava a sua aldeia o seu “oceano particular. Lúdico e lírico, o livro transporta o leitor a um mundo onde o mar é o sonho quase possível do poeta.
“A intertextualidade está presente nos meus escritos porque um poeta só é verdadeiramente poeta quando lê e absorve a obra de outros poetas, mas minha inspiração maior está na memória dos quintais da infância da pequena cidade do interior de Minas onde nasci e também nos poemas confessionais que escrevo sobre o cotidiano e o que acontece ao meu redor”, declarou Cláudio Bento.
Ainda segundo o conterrâneo de Anne Quaresma, o público-alvo de seu livro é formado por apreciadores da arte da escrita, especialmente pessoas que gostam de ler poesia. “O público que lê poesia no Brasil é muito restrito. Apenas seis por cento das editoras brasileiras publicam livros de poesia, mas o mais interessante é que quem consome esse tipo de literatura não só gosta, ama ou adora”, completou.
Cláudio Bento é autodidata, mas possui diplomas e certificados de cursos e oficinas literárias com renomados escritores nacionais e internacionais. Poeta, escritor, compositor, produtor cultural e orientador de cursos e oficinas literárias, o autor de “Sagração do Oceano” tem mais de 40 livros publicados. No começo, suas poesias eram impressas em mimeógrafos. De lá para cá, o poeta já foi premiado em muitos concursos literários no Brasil e no exterior.
Os livros que serão lançados no Cuco Bistrô no próximo dia 16, encontram-se disponíveis em e-book e formatos físicos nos sites da Amazon, Magazine Luiza, Americanas, Submarino e das editoras Dialética (O uso do crack e as estratégias de redução de danos) e Arejo (Sagração do Oceano). No lançamento, interessados na aquisição dos livros autografados pelos autores poderão adquirir seus exemplares no Cuco Bistrô.
Serviço:

Avatar

0 Comentários

Comente