Nos próximos dias, os pacientes com doenças renais das cidades de Candeias, Santo Amaro, São Francisco do Conde, São Sebastião do Passé, Saubara, Madre de Deus e Maragojipe, que fazem hemodiálise pelo Sistema Único de Saúde (SUS) no Instituto de Nefrologia do Recôncavo (Inere), vão receber pessoalmente orientações específicas sobre medidas preventivas e hábitos conscientes que os ajudarão a desfrutar das festas de fim de ano com segurança e saúde. As recomendações têm o intuito de evitar a sobrecarga dos rins e suas complicações, tais como aumento de toxinas no sangue, instabilidade na pressão arterial e outros problemas que resultem em hospitalizações e agravamento da insuficiência renal.

Entre as dicas de cuidados preventivos da equipe multidisciplinar do Inere para preservação da saúde de pacientes renais durante as celebrações de Natal, Réveillon e outras confraternizações deste período, destaca-se o controle da ingestão de líquidos, já que o consumo excessivo pode sobrecarregar os rins, comprometendo o equilíbrio hídrico do organismo.

A atenção à dieta também é de fundamental importância neste período. “Durante as festas, é comum encontrarmos alimentos ricos em sódio, potássio e fósforo, elementos que podem ser prejudiciais para quem enfrenta problemas renais”, declarou o nefrologista sócio do Inere, Humberto Farias. Consultar um nutricionista para orientações específicas e optar por versões mais saudáveis de pratos tradicionais são passos importantes.

A dica do nefrologista Antônio Alexandre, diretor médico do Inere, está relacionada ao monitoramento da pressão arterial, que pode ser afetada tanto pela alimentação quanto pelas emoções associadas às festas. Segundo o especialista, pacientes renais devem monitorar regularmente a pressão e evitar situações que possam causar picos. “Estratégias de relaxamento e momentos de descanso são fundamentais para manter a estabilidade da pressão arterial durante as celebrações”, disse.

Outro cuidado que os pacientes renais precisam adotar é manter a rotina de consumo dos medicamentos prescritos. Por isso, mesmo com a rotina alterada pelas festas, a regularidade na ingestão dos remédios deve ser mantida. Organizar a medicação com antecedência e informar familiares e amigos sobre a importância desse cuidado são medidas preventivas fundamentais.

Por fim, o nefrologista Humberto Farias recomenda que os pacientes renais não abram mão de momentos de descanso e priorizem a qualidade do sono. “A exaustão física pode impactar negativamente a saúde renal. É preciso garantir o equilíbrio entre a participação nas celebrações e o cuidado pessoal”, concluiu.

Infraestrutura moderna, atendimento humanizado, médicos experientes, equipamentos de última geração, equipe multidisciplinar qualificada, ambiente seguro e sistema de tratamento de água com duplo passo são diferenciais do Inere. Além disso, o Instituto, localizado na Rodovia BA, Km 420, em Santo Amaro, oferece o serviço de fisioterapia aos pacientes durante as sessões de hemodiálise. Consultas particulares e por planos de saúde com nefrologistas também estão disponíveis na unidade. Outras informações estão disponíveis no site www.inerenefro.com.br.

Avatar

0 Comentários

Comente