Começou no dia 17 de agosto, a obra do canal de macrodrenagem do bairro Silva Jardim. O prefeito Joaquim Neto assinou a Ordem de Serviço para o início dos trabalhos numa cerimônia que reuniu representantes da gestão municipal e da sociedade civil, dada a importância desta obra e seu impacto na vida da população de Alagoinhas.

Com a conclusão do canal, que capta as águas que estão à montante da bacia hidrográfica e deságua no rio Catu, será solucionado um antigo problema de alagamento na região do Silva Jardim, já que a água da chuva poderá escoar na velocidade necessária para que não acumule. Serão instaladas aduelas de 3 metros de comprimento com diâmetro de 1,5 metro, para garantir a vazão adequada da água. De acordo com o planejamento feito, a projeção de eficácia da obra é de 50 anos.

A secretária municipal de Infraestrutura, Gal Reis, falou de sua satisfação em dar início a esse trabalho, considerando que trará solução muito esperada para um problema que comove a cidade: “Como engenheira sanitarista e ambiental, estar à frente de um projeto como esse traz muita satisfação. Por se tratar de um trabalho de saneamento, esta obra não será vista aos olhos da população, mas seus efeitos serão notados no cotidiano. Nós entendemos que saneamento é promoção à saúde, traz dignidade às pessoas. Todo um corpo técnico se dedicou a estudar o projeto durante um tempo, planejamos tudo com muito cuidado, pensando de fato em toda a bacia de contribuição. A empresa vencedora da licitação tem competência para realizar a obra, o que nos deixa confiantes na solução do problema.”

O início da obra foi motivo de contentamento para a comunidade local. Dorgival Silva, presidente da Associação de Moradores do Silva Jardim, afirmou que “esse dia marca o início do fim do sofrimento da população do Silva Jardim. Nós acreditamos no que nos foi prometido e agora veremos isso se cumprir.”

O prefeito Joaquim Neto destacou as grandes obras de macrodrenagem que já foram executadas na cidade, a da Cavada e a de Santa Terezinha. “Não poderíamos estar mais felizes. Eu ressalto o legado que deixaremos, que é a solução dos grandes problemas de alagamento de Alagoinhas. Com esta obra, nós vamos resolver uma situação que há 40 anos prejudica a população. Foi um projeto demorado, que exigiu dedicação técnica, recursos, mas temos certeza que com sua conclusão vamos encerrar esse problema crônico na região”.

Serão investidos R$4.694.658,53 para a realização da obra; esses recursos são próprios do município, acrescidos da quantia de R$500 mil, proveniente de emenda destinada pelo deputado federal Joseildo Ramos. Além do Silva Jardim, o canal atente também parte dos bairros Barreiro e Dois de Julho, assim como parte das ruas Severino Vieira, Quinze de Novembro, Baixa da Candeia, Rua do Avião e Thompson Flores. O projeto inclui ainda a pavimentação das vias em que forem realizados trabalhos subterrâneos e a recomposição da linha férrea das áreas escavadas.

Estiveram presentes na solenidade a deputada estadual Ludmilla Fiscina, o vice-prefeito e secretário de Serviços Públicos Roberto Torres, o secretário de Governo João Rabelo e o secretário de Comunicação Márcio Gomes. A subsecretária Keite Lima representou o secretário de Educação Gustavo Carmo. Os vereadores Cleto da Banana, Thor de Ninha, Anselmo Bal, Márcio da Cavada, Raimundo Gode, Jorge da Farinha e Edy da Saúde também participaram do evento. O deputado federal Joseildo Ramos foi representado por sua assessora Camila Chagas.

Avatar

0 Comentários

Comente