Foi realizada na quarta-feira (06), na Câmara Municipal de Alagoinhas, uma Audiência Pública solicitada pelo vereador Jorge da Farinha por meio do requerimento nº 066/2023 para tratar de questões acerca do Projeto de Lei nº 086/2023 – em tramitação na Casa – que declara a Fanfarra Municipal Tradicional de Alagoinhas Patrimônio Cultural Imaterial do município.

A formação da mesa foi composta, além do vereador autor, por Josenilson, representante da Fanfarra Municipal Tradicional de Alagoinhas, professora Iraci Gama, secretária da SECET, Hilton Ribeiro, subprocurador do município (representando Dr. James Gautério – procurador) e David Ribeiro, ouvidor do município (representando o prefeito Joaquim Neto).

Ao iniciar a fala, o vereador Jorge agradeceu a presença de todos e pontuou: “O presidente Marcos sempre me cobrava que a fanfarra estava tendo dificuldade de viagens, de comprar uniformes e instrumentos. Nós sentamos, conversamos e chegamos a um denominador comum para que eu pudesse dar entrada num projeto para que a Fanfarra se tornasse patrimônio do município. Após a audiência pública vamos marcar a votação desse projeto”.

A secretária Iraci Gama ressaltou a importância da discussão e destacou: “Como secretaria reconhecemos que essa atitude é muito benéfica para a nossa sociedade. Haveremos de continuar trabalhando na direção de que a fanfarra, agora banda Macial Tradicional de Alagoinhas, tenha a oportunidade de nos representar sempre com muito brilhantismo em todos os lugares e concursos que participa”.

História

A Fanfarra Municipal Tradicional de Alagoinhas Bahia foi fundada no dia 02 de julho do ano de 1992 e desenvolve um trabalho social com crianças e jovens da cidade de Alagoinhas e região. Pelas fileiras da referida fanfarra, já passaram mais de 4 mil alunos ao longo dos seus 31 anos de existência.

O trabalho realizado pela fanfarra contempla a ordem unida (onde são ensinados movimentos de marcha, cobertura e alinhamento), dança moderna, coreografias e coreocenias, além de movimentos coreográficos com bandeiras.

No âmbito musical são trabalhados ensinamentos de leitura e interpretação de partituras músicas, escala sonora de instrumentos de sopro (trompete, trombone, souzafone, trompa sinfônica, eufônios e picolo).

Desde 1992 a Fanfarra Municipal Tradicional de Alagoinhas, participa de campeonatos nacionais e estaduais, consagrando-se Campeã nacional no estado de São Paulo em 1994, duas vezes vice-campeã nacional na cidade de Goiânia nos anos de 1998 e 1999, Campeã Norte e Nordeste no ano de 2008.

No estado da Bahia, a Fanfarra é decacampeã baiana na sua categoria pela AFAB (ASSOCIAÇÃO BAIANA DE BANDAS E FANFARRAS) e tetracampeã na sua categoria pela LICBAMBA.

Para conferir a sessão na íntegra é só clicar no link: https://www.youtube.com/watch?v=1VyNb273Nmw

Avatar

0 Comentários

Comente