Começou a ser implementado nesta quinta-feira (05) o projeto “Provedor Legal, Cidade Limpa”, que busca melhorar as condições de instalação de cabos de internet nos postes de energia elétrica. O projeto, iniciativa da vereadora Juci Cardoso, está sendo executado numa parceria entre a Prefeitura de Alagoinhas, por meio das secretarias de Serviços Públicos (SESEP) e de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente (SEDEA), a Câmara de Vereadores, a Neoenergia Coelba e as empresas provedoras de internet da cidade.

A motivação para ação é a condição de desordenamento dos fios e cabos instalados nos postes, que além da poluição visual, traz riscos de focos de incêndios, colocando em perigo a população. Na primeira etapa, será feita a retirada dos fios obsoletos, que estão há anos nos postes sem utilidade alguma. Esse trabalho está sendo feito pelas empresas provedoras de internet com total segurança, com o apoio da SESEP e com todo o suporte da Neoenergia Coelba. Esta última também atua no processo de regulamentação das empresas, autorizando o uso dos postes. O ponto de partida foi nas ruas de Alagoinhas Velha, que segundo a organização do projeto, é um bairro em que recentemente houve focos de incêndio. A operação seguirá por outros pontos também críticos da cidade.

Juci Cardoso explica que o projeto compreende ações a médio e longo prazo, incluídas na proposta de um Projeto de Lei, de sua autoria, para disciplinar a atuação dos provedores de internet na cidade. “Esse problema não nasceu agora; e não são esses provedores que criaram o problema. A maioria absoluta das empresas mostra boa-fé e disposição para fazer o trabalho em condições adequadas de segurança. Temos trabalhado em relação à garantia, a regularização desse serviço, porque eles são responsáveis não só pela geração de emprego em nosso município, mas também pela inclusão digital. Majoritariamente as comunidades, os órgãos públicos inclusive, são assistidos a partir desses provedores. Fazendo esse trabalho de forma progressiva, esperamos ter aqui em nossa cidade um piloto para o nosso Estado e para o Brasil também”, destaca a vereadora.

As empresas de internet farão o serviço braçal, conforme explica Geanderson Batista, representante dos provedores: “Eu costumo dizer que nós somos a verdadeira inclusão digital e social da região. Estamos abraçando esse projeto de regulamentação do compartilhamento de postes na cidade. Vamos remover todos os cabos que estão com a ponta solta, enrolados no poste, desativados há anos. Vamos, de fato, contribuir com o bem-estar da população e também dar uma segurança maior aos nossos colaboradores”. Geanderson salienta que não haverá interrupção do sinal para os usuários.

A SESEP é responsável pelo apoio operacional à ação. “Essa é uma situação que acontece não só em Alagoinhas, mas em várias cidades do país. Estamos dando total apoio ao projeto; a SESEP entra com suporte logístico, como o cesto aéreo, automóveis para recolher os fios etc. Certamente, vamos dar seguimento ao trabalho para reduzir esse transtorno”, afirma Roberto Torres, vice-prefeito e secretário de Serviços Públicos.

Destacando a importância que o segmento de provimento de internet tem para o desenvolvimento do município e para a atração de novos investimentos, o secretário de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente, Bruno Fagundes, relata o que motiva a participação da secretaria no projeto. “Não existe investimento em locais onde não haja comunicação de qualidade. O provedor gera emprego e renda para o município. A preocupação da SEDEA em participar desse processo é garantir que seja uma ação realizada com qualidade e segurança para todos. Eu desconheço uma iniciativa como essa no Estado da Bahia e Alagoinhas está sendo precursora desse movimento”, reconhece Bruno.

Cleto da Banana, presidente da Câmara de Vereadores, instituição que integra a força-tarefa ressaltou a importância da iniciativa: “Esse trabalho é muito importante para o município, pois esse emaranhado de fios tem criado muitos transtornos. Sem dúvidas, essa ação, que está sendo feita por ‘várias mãos’ vai ser importante para solucionar esse problema.”

Para a vereadora Juci, é importante que a população esteja atenta ao tipo de empresa que contrata para o serviço: “Às vezes o provedor oferece internet mais barata, mas sem nenhuma segurança. Eu, como população, também já vou rejeitar esse serviço para valorizar aqueles que querem fazer o trabalho da forma certa, que vão garantir um serviço de qualidade e um trabalho seguro.”

Veja abaixo um exemplo de “antes” e “depois” da intervenção do projeto:

Avatar

0 Comentários

Comente