Emoção, lágrimas e agradecimentos marcaram a sessão especial realizada ontem (29), na Câmara Municipal, em homenagem ao Dia do Feirante, comemorado no dia 25 de agosto. Os vereadores Jorge da Farinha e Cleto da Banana foram os autores da proposta de realização da sessão.

A mesa foi composta pelos dois vereadores, vice-prefeito Roberto Torres, que representou o prefeito Joaquim Neto, Ten. Cel. João Himério, comandante do 4º Batalhão da Polícia Militar, Gil Sucesso, presidente da Associação dos Feirantes de Alagoinhas, Élcio de Jesus Santos, diretor comercial da Cooperativa de Agricultores Familiares e Economia Solidária do Litoral Norte e Agreste de Alagoinhas (COOPAMA), Clécio Oliveira, diretor da Central de Abastecimento, e por Maria Djane Santana Souza, feirante há 45 anos.

Na abertura, o vereador Cleto da Banana, presidente da Câmara Municipal, que exerce a atividade de feirante, afirmou que “a minha história é a de um feirante, que aos oito anos de idade começou a conviver com esta gente simples, trabalhadora, honesta, digna, na feira, ainda no centro da cidade, no tempo em que as barracas eram armadas semanalmente nas noites de quinta-feira e desarmadas no final dos sábados, em um movimento repetitivo que exigia determinação, vontade de exercer o ofício e confiança de que as vendas gerariam lucro, por menor que fosse, para garantir a sobrevivência das nossas famílias ”.

Ele destacou a importância de seu pai em sua formação, de quem herdou o nome e a profissão. “As qualidades que porventura possuo foram moldadas na lida da feira e na convivência com meu pai, homem simples, do povo, cujo objetivo de vida era o de criar seus filhos e, dentro das possiblidades, dar-lhes condições de seguir o caminho que escolhessem”, salientou.

O vereador Jorge da Farinha, feirante desde muito cedo, também fez referência a seu pai, feirante, que lhe ensinou a profissão, e falou sobre as dificuldades enfrentadas na infância, mas que não o impediram de acreditar em um futuro melhor.

Ele citou nomes de feirantes que o apoiaram na primeira disputa eleitoral em 2004, vitoriosa, afirmando que passados 19 anos ainda agradece o apoio dos colegas de atividade profissional e se lembra do empenho de cada um. “Feirante, nesta Casa fui presidente, participei de diversas comissões e hoje sou relator da Comissão de Constituição de Justiça (CCJ) e todos os projetos de interesse do povo de Alagoinhas passam por mim”, argumentou Jorge Farinha ao apresentar um pouco de sua trajetória no parlamento, iniciada em 2004, e com vitórias sucessivas desde então.

Em comum, os discursos dos participantes da mesa registraram a importância da Central de Abastecimento para a economia de Alagoinhas e a sobrevivência de mais de 3.000 famílias que garantem a geração de renda e o fornecimento de uma gama variada de produtos aos consumidores do município.

Outro fato marcante demonstrado pelas mulheres homenageadas e pelos homens homenageados na sessão especial: o orgulho de ser feirante, algo presente nas trajetórias de todas e todos que receberam a placa em comemoração ao Dia do Feirante.

O sanfoneiro Sam Araújo e o poeta José Olívio abrilhantaram a sessão especial com música e poesia dedicadas às feirantes e aos feirantes.

A Câmara Municipal homenageou 28 feirantes. Os vereadores e as vereadoras apresentaram os nomes das pessoas que receberam as homenagens.

Avatar

0 Comentários

Comente