Os cálculos renais, ou pedras nos rins, atingem de 10% a 15% da população, e a dor que causam é considerada umas das piores que existem.
Quais os fatores de risco para a formação de cálculos renais? Um deles é o histórico familiar, ou seja, muitas pessoas da mesma família que têm formação de cálculos. O outro fator é não beber a quantidade de água adequada.
Como prevenir a formação de cálculos renais?
Bebendo água. Quanto mais água for eliminada pelos rins, mais a urina sairá diluída, menos risco de se precipitar e formar cálculos. O médico Leonardo Borges dá como exemplo a mistura de água com açúcar. Se a pessoa colocar muito açúcar em um copo com água, o copo ficará cheio de açúcar cristalizado. Se a pessoa tiver pouca água no corpo, esse açúcar também vai cristalizar.
Como é a dor da cólica renal?
Segundo o médico, quando a pessoa apresenta uma cólica renal isso significa que o pior já aconteceu, ou seja, a pedra já foi formada, está sendo eliminada e o paciente tem a crise de dor.
A dor da cólica renal é uma dor migratória que pode começar com um incômodo lombar, chegar à região lateral do abdome, ou ainda ao abdome inferior, e se irradiar para a região genital, a depender do tamanho e da localização do cálculo.
O urologista explica que, quando os cálculos grandes vão ser eliminados pelo ureter (canal que liga o rim até a bexiga), eles ficam impactados, parados nessa região, impossibilitando a passagem de urina e gerando a dilatação do rim —quando dilata, o rim tem terminações nervosas na sua cápsula que são estimuladas. A dor vem disso.
Quando o cálculo está quase na entrada da bexiga, ele dá um sintoma irritativo, uma vontade de urinar mais frequente e um ardor semelhante ao de uma cistite. Quando o cálculo sai do ureter e cai na bexiga, ele não causa mais dor.
“É uma das piores dores que existe. Quando a gente classifica o padrão de dor, de 0 a 10 na medicina, a dor de cólica renal é classificada com score 10.”.
No entanto, o urologista ressalta que a maioria das pessoas são assintomáticas, às vezes desconhecem que têm cálculos renais e até eliminam esses cálculos sem saber que estão eliminando.
Os cálculos são mais comuns em que faixa etária?
São mais frequentes entre indivíduos de 20 a 40 anos de idade, mas tem-se percebido uma incidência cada vez maior em crianças.
Qual o tamanho dos cálculos renais?
Cálculos renais abaixo de cinco milímetros, enquanto no rim, são considerados pequenos e geralmente o tratamento é conservador. “Muitas vezes eles são eliminados espontaneamente, com mais ou menos dor, mas sem a necessidade de cirurgia”, comenta o urologista.
Já cálculos de sete, oito milímetros ou maiores do que 1 cm são considerados grandes. Nesses casos, é indicado fazer um tratamento preventivo antes de eles descerem para o ureter e evitar uma cólica renal no futuro.
Qual a incidência de cálculo renal?
A incidência de cálculo renal é bastante comum na população. Ela pode chegar a 10%, 15% das pessoas, e dessas, 5De acordo com o médico, o rim sofre com o passar do tempo em pacientes que têm múltiplos cálculos e múltiplos episódios de obstrução do órgão. “Em alguns casos, infelizmente, apesar de raro, o rim que sofreu por muitas vezes com cálculos renais pode desenvolver insuficiência renal.”
Nesse sentido, o especialista recomenda fazer um check-up para descobrir se a pessoa tem cálculos renais e fazer o tratamento adequado.
Que tipo de alimento é perigoso na formação de cálculos renais?
De acordo com o médico, o sódio é um dos principais vilões na formação de cálculos renais, porque ao se fazer uma ingestão aumentada de sódio, a necessidade de excretar sódio pelo corpo passa também pela excreção de cálcio. O cálcio é eliminado na urina e devido a esse aumento de concentração, ele se precipita e forma um cálculo, e muitas vezes o sódio foi o causador.
Deve-se evitar o consumo de sal nos alimentos e de refrigerantes ricos em sódio.
Como deve ser a cor da urina de quem tem cálculo renal? A urina deve ser bem diluída, clara, quase incolor.
renais

Avatar

0 Comentários

Comente