O projeto para transformar o município em pólo cervejeiro pode criar uma identidade cultural. Por enquanto, o alagoinhense continua afirmando que aqui é a “terra do já teve “.
O assunto sempre é arduamente discutido quando se fala em características culturais de Alagoinhas. Terra da Laranja? Há muitos anos, o município deixou de plantar as deliciosas laranjas de umbigo nos quintais da cada casa. Para quem não sabe, essa é origem da fama.
“A melhor água do Brasil”? Há controvérsias. Falta estudo cientifico publicado que comprove essa afirmação. De qualquer forma, o nosso manancial aqüífero tem atraído várias indústrias do setor de bebidas, principalmente a produção de cerveja.
E essa produção de cerveja deu origem a um movimento que se propõe a tornar Alagoinhas o maior pólo cervejeiro do Nordeste. Muito além do aspecto comercial, o município pode – caso o projeto vá em frente – ganhar uma identidade cultural: a terra da cerveja.
Só assim Alagoinhas vai deixar de ser a terra do “já teve” do ponto de vista cultural. Já tivemos laranja, fumo, Leste Brasileiro, petróleo.

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