A crescente preocupação dos homens com o autocuidado tem impulsionado o aumento da procura por cirurgias plásticas e procedimentos estéticos no Brasil e globalmente. Dados da Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica (ISAPS) revelam que pelo menos 35% das pessoas que buscam esse tipo de tratamento são do sexo masculino. As intervenções mais frequentes entre eles são a cirurgia das pálpebras (blefaroplastia), remoção do excesso de gordura corporal (lipoaspiração), remoção do excesso de tecido mamário em homens com mamas aumentadas (ginecomastia), cirurgia plástica do nariz (rinoplastia) e correção das orelhas proeminentes (otoplastia). O Brasil lidera com o maior número de procedimentos estéticos não cirúrgicos realizados em todo o mundo (22,1% do total).

Segundo a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), as preferências dos homens relacionadas à cirurgia plástica variam com a idade. A otoplastia é mais comum entre os mais jovens (entre 10 e 30 anos), enquanto ginecomastia e rinoplastia são mais populares entre os que têm entre 20 e 30 anos. Homens de 30 a 50 anos buscam muito por implantes capilares, enquanto a blefaroplastia é predominante entre os que têm de 50 a 60 anos. Acima dos 60, a ritidoplastia (lifting facial) e procedimentos para a pele tornam-se mais procurados.

Sob influência da mídia e das redes sociais, os homens têm buscado novas formas de melhorar sua autoestima, confiança e qualidade de vida. Se, antes, o excesso de gordura abdominal e as mamas desproporcionais eram motivo de vergonha e/ou de insatisfação com o próprio corpo, hoje as soluções disponíveis são cada vez mais aproveitadas por eles. “Tanto é que a estética masculina acabou entrando na pauta do Novembro Azul, mês inteiramente dedicado à saúde integral do homem”, frisou o cirurgião

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