Nada de corrupção, desgovernos e fome. Os russos falam das nossas praias, frutas, sol e carnaval
É natural e até compreensível que o cidadão comum tenha em sua cabeça a imagem formada de cada povo no mundo. As agencias de noticias filtram os fatos de acordo com a política de cada país, do que é conveniente ou não. Sendo assim, é natural que o brasileiro veja a África, por exemplo, como vasta planície cheia de leões, elefantes e crocodilos.
Do outro lado, somos convencidos que Estados Unidos é o paraíso onde ninguém passa fome e que pode vencer na vida inevitavelmente. As agencias de noticias não nos mostra a miséria do Zé Ninguém americano, a batalha diária pela sobrevivência causada pelo avançado estágio do sistema econômico tão badalado e considerado como o melhor do mundo pelos gringos.
Quando se fala na Republica Russa aqui na Brasil pensa-se logo num povo frio, circunspecto e muito chegado a uma vodca, bebida nacional como é a nossa pinga. Mas, o que o cidadão comum russo pensa sobre o nosso país ? A nossa repórter Anastácia Rodionova foi às ruas de Ulianovsk e fez a seguinte pergunta: “O que passa por sua cabeça quando ouve a palavra Brasil” ?
A agricultora familiar Valentina Muratova já viu imagem do carnaval e achou “lindissimo”. É fã do café brasileiro que acha o melhor do mundo e elogia o verde e, naturalmente, falou do futebol. ” O sol brilha o tempo todo, acho formidável”, disse.
Já a jovem empresária Vadislava Sergeevna, 39, foi mais abrangente e falou que gostaria de visitar as praias e experimentar os frutos do mar.Ela também citou a Amazonas com seus macacos, crocodilos e papagaios. Elogiou asfrutas e verduras daqui e não esqueceu do sol tropical. ” As brasileira tem um bumbum lindo”.
Andrei Rodiov, 17, filho da empresária, deu ênfase a beleza das brasileira e disse que elas danças muito bem. Citou a água de coco e , é claro, o nosso carnaval e futebol. ” Todos aprendem a jogar futebol desde garoto “, comentou.
Como a entrevista foi feita em família, a sua avó materna fez questão de mostrar o seu conhecimento sobre o nosso país. Alem de endossar o que todos disseram sobre o café e carnaval, Natalia Frolova quis ir mais adiante e exagerou no que disse. ” Uma vida quieta, tranquila sem pressa. Todo mundo está sempre rindo. Eles dança muito. As pessoas têm menos estresse na vida, porque há sempre o sol, muitas frutas e as praias. O homem brasileiro é bonito”.