A POLITIKA ou política, depende da sua prática, está globalizada.
Rui de Albuquerque*
Direita? Centro Direito? Extrema Direita? Esquerda? Muito antes de emprenhar pelos ouvidos com o discurso dos “ pensadores “ brasileiros, é aceitável deixar de lado, anular o que os “ influenciadores” empurram prá nós, mortais comuns. É recomendável parar e fazer uma analise profunda sobre o que está acontecendo no mundo. No mundo mesmo, não apenas no Brasil.
É bom salientar que qualquer que seja a metodologia adotada para um estudo profundo do que está rolando na esfera mundial, o ponto de partida deve sempre a POLÍTIKA. Mesmo que propositadamente seja usada para interesses escusos ou por uma questão de dominação. Neste aspecto, fica em segundo plano a teoria marxista do capital como único determinante de todas as outras relações sociais.
Temos visto isto na China comunista com o Capitalismo de Estado. Para o governo chinês, em nada interessa a cor da bandeira ou a ideologia, se de direita ou esquerda, desde quando o poder político seja implantado pacificamente. Um doa maiores exemplo é o Brasil. Qual é o montante do capital oriental que hoje circula em nossa economia? Da forma que a coisa está indo, é aconselhável a aprendizagem da língua chinesa, assim como ocorreu com a linhua inglesa.
Alagoinhas
Temos dito inúmeras vezes que o cenário alagoinhense nada difere do que ocorre nos dias de hoje em qualquer lugar do mundo, exceto na dimensão. Se Xi Jin Ping, presidente chinês , pouco ou nada se importe com os aspectos ideológicos quando lança milhões de dólares no mercado brasileiros, com as devidas proporções , a oligarquia e a “ esquerda” local se desprendem de qualquer pudor e caminham juntas em busca do poder.
Destaque para o Partido dos Trabalhadores (PT). Quem acompanhou o nascimento e apogeu da agremiação do atual presidente, o momento é de incredulidade. Para quem via a direita como reacionária, fascista e outras coisas mais, sentar-se na mesma mesa e dizer amém para essa mesma oligarquia mostra que o PT ficou de quatro sem direito a vaselina.
Rui de Albuquerque é bacharel em Comunicação Social pela Universidade Federal da Bahia