Os fóruns são promovidos pelas secretarias municipais de Educação por meio do Projeto Educação Continuada, realizado pelo Bracell Social em parceria com o Icep
Os municípios do Território Agreste e Recôncavo promovem, até o próximo dia 30/10, fóruns municipais de Educação para reafirmar coletivamente a garantia do direito à educação, a partir das prioridades identificadas pelas comunidades escolares, em articulação com os diversos setores da sociedade. A iniciativa visa o cumprimento das metas do Plano Municipal de Educação e será realizada, de forma online, em Entre Rios (19/9), Inhambupe (23/9), Alagoinhas (25/9) e Ouriçangas (30/9). Já em Cardeal da Silva (26/9), o evento ocorrerá presencialmente, no ginásio de esportes Amélio Custódio da Paixão.
Os encontros são promovidos pelas secretarias municipais de Educação por meio do Projeto Educação Continuada, realizado pelo Bracell Social, em parceria técnica com o Instituto Chapada de Educação e Pesquisa (Icep).
Durante os fóruns municipais, no chamado Dia E (Dia da Educação), são apresentadas propostas para a educação, que foram elencadas nos fóruns escolares, encontros que reuniram a comunidade escolar para discutir a importância do monitoramento participativo do Plano Municipal de Educação (PME).
Os candidatos às eleições municipais, de todas as coligações, serão convidados para ouvirem as propostas elencadas e assinarem o termo de compromisso para que, caso eleitos, garantam as condições necessárias para a execução das ações pleiteadas.
Os encontros reúnem profissionais da educação, estudantes, familiares e representantes de diversos setores da sociedade, como fóruns e conselhos municipais de educação, além de sindicatos, organizações da sociedade civil e representantes dos poderes executivo e legislativo. Após os fóruns, os municípios seguem atuando em prol da transição, reunindo propostas e documentos que serão entregues, após as eleições, para os gestores eleitos.
“O Dia E é o espaço democrático e colaborativo, onde os principais interessados se unem em prol do fortalecimento da educação municipal”, revela a diretora de Relações Institucionais do ICEP, Fernanda Ramos. A mobilização sociopolítica é uma tecnologia educacional desenvolvida e implementada pelo ICEP há mais de 20 anos nos municípios parceiros.