Doutor, porque eu sou muito mais sensível ao álcool do que meu namorado?

Essa é uma boa pergunta e podemos respondê-la de duas formas distintas. Primeiramente, as pessoas têm sensibilidades diferentes à bebida alcoólica e, às vezes, dois indivíduos do mesmo gênero, idade e peso podem ter padrões de comportamentos absolutamente opostos em relação ao consumo de álcool.

Sabendo da existência dessa variação individual, realmente algumas pessoas têm uma resistência maior e outras são muito mais sensíveis quando consomem algum tipo de bebida alcoólica.

A culpa também é da estrutura corporal

O segundo ponto é que, de uma maneira geral, as mulheres são mais sensíveis aos efeitos do álcool em comparação aos homens devido a questões biológicas. Ou seja, algumas características da estrutura corporal feminina contribuem para intensificar essa sensibilidade.

A distribuição de gordura no corpo de homens e mulheres, por exemplo, é diferente e isso acaba impactando a circulação do álcool. Outra diferença está na quantidade de água no organismo, pessoas do sexo femino apresentam um volume um pouco menor e, ao ingerir a mesma dose de álcool, ficam com uma concentração maior no corpo.

Além disso, geralmente, as mulheres contam com menos enzimas no fígado para metabolizar o álcool. Por tudo isso, a recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS) e de outras autoridades médicas é a de que mulheres sempre bebam em menor quantidade do que os homens em uma mesma ocasião.

 

Avatar

0 Comentários

Comente

img advertisement

Todas as Edições.

Confira aqui todas as edições

INSTAGRAM