O município de Alagoinhas comemorou ontem, 02 de julho, 171 anos de emancipação política. A data foi lembrada com diversas ações pela cidade, entre elas atos cívicos e shows musicais.
Logo cedo, a alvorada com queima de fogos anunciou o dia festivo no munícipio. E a programação teve continuidade ainda pela manhã, com cerimônia cívica promovida pela Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo (SECET), com participação de dezenas de populares, hasteamento das bandeiras do Brasil, da Bahia e de Alagoinhas, declamação de um poema sobre a história da cidade e apresentação da fanfarra.
O evento contou com a presença do prefeito Joaquim Neto, que hasteou a bandeira do Brasil; do tenente-coronel do 4º Batalhão da Polícia Militar Himério; e do presidente da Câmara Municipal de Alagoinhas José Cleto, que hastearam, respectivamente, as bandeiras da Bahia e de Alagoinhas.
Também presente, a secretária de Cultura, Esporte e Turismo, Iraci Gama, destacou diversos aspectos que contribuem para o surgimento da cidade e seu desenvolvimento ao longo de mais de 17 décadas, chamando atenção para a qualidade da água, considerada a segunda melhor do Brasil, e a cultura.
“A cultura de um povo é um elemento fundamental que define seu perfil. Um município não pode caminhar numa direção contrária ao perfil de sua comunidade”, afirma.
Durante a tarde, a programação contou com o Arrastão das Antigas que teve a participação da banda Resenha do Beto, seguido pelo swing de Karakaramba, a irreverência de Valneijós e, fechando o percurso, Makarrao do Brasil.
Para Renata Santos Costa, que chegou cedinho com sua filha Lua Maria para curtir o seu primeiro arrastão, esse é um momento muito especial. “A expectativa é grande. Estou muito animada, ainda mais que trouxe minha filha, minha mini bloguerinha”, disse. Lua Maria também demostrou empolgação e garantiu ficar até o final da festa. “Vim dançar ‘Macetando’. Ensinei a coreografia a minha mãe”.
Maurício Santos Nonato, que também prestigiou o evento, afirmou que a combinação de ritmos foi a melhor possível. “Resgatar as antigas do Banda Valdeijós esse ano, juntamente com Resenha do Beto fazendo abertura, é só sucesso. Parabéns todos os organizadores”, comemorou.
O evento contou com a assistência da Guarda Municipal, da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT), a Polícia Militar e da Secretaria de Saúde, por meio de ambulância, em todo o percurso.
À noite, as comemorações aconteceram na avenida Joseph Wagner, onde cerca de 60 mil pessoas estiveram presentes para assistir os shows da banda Boca de Véia, o axé de Lucas Brito e o arrocha inconfundível de Pablo.
“Estar na cidade de Alagoinhas é motivo de muita alegria. Eu costumo dizer que Alagoinhas é a minha segunda casa porque sempre me acolheu de uma forma muito positiva. Eu tenho uma história muito bacana com a cidade desde a época do Asas Livres, e eu sempre fui muito bem recepcionado”, falou o cantor Pablo.
O prefeito Joaquim Neto destacou a importância da data. “Hoje comemoramos 171 anos de emancipação política e essa é uma data muito importante para nossa cidade e para mim, pois também comemoramos a concretização de um sonho que é a entrega do Hospital Materno-Infantil. Tenho muito orgulho de dedicar a minha vida e meu coração a serviço à Alagoinhas”, agradeceu o gestor.
Confira mais imagens: