Na sessão realizada nesta quinta-feira (03), na Câmara Municipal, o vereador Jorge da Farinha (PSD), destacou importantes ações voltadas às comunidades do Papagaio e Milagres, situadas na zona rural de Alagoinhas. O parlamentar relatou visitas recentes, articulações com autoridades estaduais e o fortalecimento de iniciativas para impulsionar a agricultura familiar.
Segundo Jorge da Farinha, a obra de pavimentação da BA-504 e da comunidade Milagres, que estava paralisada por questões ambientais, foi retomada, após uma visita ao local, que reuniu, além do próprio vereador, a deputada estadual Ludmilla Fiscina (PV), representantes da Cooperativa dos Agricultores Familiares e Economia Solidária do Litoral Norte e Agreste Baiano (Coopama) e moradores da região. “A obra estava interditada, mas convidei a deputada Ludmilla, então, estivemos lá com um grupo das regiões de Milagres e Papagaio, além de representantes da Coopama. E, graças a Deus, a obra foi retomada naquela localidade”, relatou.
O vereador também contou que, na ocasião, participou de uma reunião na sede da Coopama, quando os associados solicitaram a destinação de uma emenda parlamentar para aquisição de um trator, que foi garantida pela deputada Ludmila Fiscina.
Retornando nesta quinta-feira à localidade, na presença do diretor-presidente da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), Jeandro Ribero, visitou a unidade de beneficiamento de derivados da mandioca, onde está em implantação uma fábrica para produção de farinha e fécula. Na ocasião, o vereador e a deputada Ludmilla Fiscina cobraram do diretor-presidente, Jeandro, a instalação de outra estrutura a fim de beneficiar o processamento do insumo na agroindústria.
De acordo com ele, a associação é regional, atendendo não apenas o município de Alagoinhas, mas também as regiões circunvizinhas. Por isso, a importância de novos equipamentos, quais possibilitarão também a produção de outros derivados da mandioca, como o beiju.
Encerrando seu discurso, após elogiar o trabalho realizado pela deputada Ludmilla Fiscina e pelo governador Jerônimo Rodrigues (PT), Jorge da Farinha reafirmou seu compromisso com a zona rural. “O agricultor precisa de apoio dos poderes públicos, com investimentos, máquinas, sementes. Dessa forma, evitaremos o êxodo rural, a partir do qual as pessoas procuram trabalho na cidade e acabam ganhando um salário mínimo”, concluiu.