Na sessão ordinária desta quinta-feira (13), o vereador Anderson Xará (Progressistas) trouxe para o debate questões relacionadas à infraestrutura urbana e ações preventivas, com destaque para a situação do viaduto interditado na Rua do Catu, que, há mais de 20 anos, não recebe manutenção adequada.
Xará ressaltou a insatisfação da população local com o estado de abandono do viaduto, lembrando que, por ser morador da área, é constantemente cobrado por soluções. “As pessoas já me conhecem ali: ‘Xará, você agora eleito vereador, faça a sua parte, por favor, precisamos dessa sua resposta para que a gente tenha uma solução’. É isso que eu escuto da população”, declarou.
Apesar da situação crítica, o vereador elogiou a gestão do prefeito Gustavo Carmo por tomar medidas rápidas, mesmo no início do mandato. Ele destacou a Mensagem 007/2025, enviada pelo Executivo, que solicita a alteração da Lei Orçamentária Anual (LOA) para sustentar as despesas voltadas à requalificação do viaduto. “Quero parabenizar o prefeito Gustavo Carmo pelo seguinte: nós estamos com poucos dias de mandato e, mesmo assim, nesse pouco tempo, houve a Mensagem que pede alteração da LOA para justificar as despesas de requalificação do viaduto”, enfatizou.
Xará também destacou sua intervenção junto aos moradores, que chegaram a considerar a realização de protestos para reivindicar soluções para o problema, motivando-o buscar a representante da Secretaria Municipal de Obras e Projetos (SEOP), Maria das Graças de Castro Reis (Gal). “Conversei com as pessoas daquela localidade, eles pensaram melhor, e logo em seguida procurei a secretária. Perguntei a ela sobre a situação, ela falou: ‘Anderson, fique tranquilo. Já está em andamento, a gente vai buscar uma solução para essa situação’”, contou.
Prevenção
O vereador deu ênfase à importância de ações preventivas no município, relatando um exemplo recente envolvendo o viaduto. A pedido dele, a secretária Gal Reis providenciou a colocação de lonas no local, o que evitou maiores problemas durante fortes chuvas que atingiram a cidade. “Por conta do pedido que eu fiz, acabou que, automaticamente, Gal providenciou, uma lona para o viaduto e, logo depois, alguns dias, caiu aquela chuva. Imagine só se aquela chuva tivesse caído e não estivesse aquela lona”, explicou.
Por fim, Xará reforçou que a prevenção será uma prioridade de seu mandato, destacando a necessidade de resolver problemas antes que eles causem danos maiores à população.