Na sessão ordinária desta terça-feira (6), a vereadora Jaldice Nunes discorreu sobre a situação da APAE, principalmente em relação ao não início das aulas para os alunos da instituição. A parlamentar registrou em seu discurso que a causa da APAE é abraçada por vereadoras e vereadores
Segundo ela, as famílias que têm condições financeiras matricularam seus filhos em escolas particulares e os alunos da APAE continuavam em casa até ontem. A expectativa, de acordo com a vereadora, é que as aulas começariam nesta quarta-feira, mas em um cenário muito ruim por falta de profissionais para atendimento especializado.
Um vídeo sobre a situação precária da APAE foi apresentado ao público que assistiu presencialmente a sessão. Depoimentos em áudio de mães de alunos relatando a situação enfrentada por seus filhos também foram apresentados e emocionaram a plateia.
A vereadora elogiou a estrutura física da APAE – 11 salas, sete sanitários, jardim sensorial que funciona também como uma sala ao ar livre, cozinha, laboratório de informática e várias salas da parte administrativa. No entanto, setores da instituição estão com seu funcionamento comprometido pela falta de serventes para a área de limpeza, porteiro, cozinheiras e de duas professoras. Com mais um complicador: pessoal de apoio (estagiários), que sem receber salários, não querem continuar atuando na APAE.
Jaldice Nunes afirmou que a situação em várias escolas da rede municipal é similar ao que está acontecendo na APAE, que funcionam em condições precárias, e ressaltou os compromissos das famílias dos alunos da instituição. “Toda uma estrutura preparada, limpa, inclusive pelos pais, e eu gostaria de reverenciar todas as mães que estão aqui, elas que fizeram a limpeza, está tudo preparado para receber os alunos”, salientou a vereadora, aplaudida por familiares, alunos e funcionários, que ocuparam parte do plenário da Câmara Municipal.
Em seu discurso, Jaldice Nunes elogiou o vereador Cláudio Abiúde e a vereadora Luma Menezes pela realização, no mês de abril, respectivamente, de audiências públicas sobre o autismo e educação inclusiva. “Não tem sido por falta de esforço desta Casa, pois vereadores e vereadoras se colocam à disposição para ser a voz de vocês”, pontuou.
Os vereadores José Cleto, Thor de Ninha, Luciano Almeida, Gleyser Soares, Anderson Xará, Cláudio Abiúde e a vereadora Luma Menezes elogiaram o conteúdo do discurso da vereadora Jaldice Nunes e reafirmaram seus compromissos com a melhoria das condições da APAE.